Fim da Quarta Revolução Industrial: 5a edição do Agenda São Carlos promove discussão sobre futuro inteligente

Com Gil Giardelli como palestrante, evento trouxe o debate à esfera da economia, tecnologia e educação

| Organização


A 5ª edição do Agenda São Carlos trouxe para a discussão o tema
A 5ª edição do Agenda São Carlos trouxe para a discussão o tema "Futuro inteligente além da inovação".

Na terça-feira, 23, foi realizada a 5a edição do Agenda São Carlos, com "Futuro inteligente além da inovação". O evento contou a presença de autoridades do estado, influenciadores do setor, além do convidado Gil Giardelli, professor de MBA e estudioso com 22 anos de experiência. Transmitido para a internet através do site do evento, o Agenda São Carlos disponibilizou tradução simultânea em Libras.

Gil Giardelli, acompanhado de seu robô, introduziu o debate explicando que inovação não é algo distante, mas que na verdade já faz parte do mundo globalizado. "O futuro já chegou mas está mal distribuído. Nós como estado que somos, potência na América Latina, não precisamos adotar todas as inovações, mas precisamos entender como isso impacta os seres humanos. Então nesse futuro inteligente, precisamos assumir nosso papel de protagonista e pensar o impensável, nos questionar sobre o presente e fazer um futuro fantástico", explica.
  

Agenda São Carlos contou com a presença de Gil Giardelli, professor de MBA e estudioso com 22 anos de experiência.
Agenda São Carlos contou com a presença de Gil Giardelli, professor de MBA e estudioso com 22 anos de experiência.

Giardelli explica que mesmo em um mundo globalizado, onde informações são colocadas à disposição de maneira facilitada, existe um movimento que cresceu bastante, que é a paixão pela ignorância, um movimento que deve ser contido para compreender a inovação. "Nos últimos 30 anos surgiu este fenômeno chamado paixão pela ignorância, onde bilhões de pessoas que até têm o acesso às informações, mas optam por não saber, e isso é um desperdício da coisa mais preciosa que temos para aprender coisas novas, o tempo. E nesse momento, nós como inovadores e historiadores, com todos esses fenômenos acontecendo, precisamos falar de uma nova civilização, abdicando do futuro no singular, mas sim futuros, no plural. Precisamos dar uma 'chacoalhada' para que este futuro seja extremamente inclusivo", completa.

Gill reforçou a importância das habilidades e competências comportamentais como resiliência, curiosidade e capacidade de resolver problemas complexos. Segundo ele, estas são características importantes na Sociedade 5.0, e em uma sociedade que cobrará das empresas posicionamentos e atitudes relacionadas ao ESG (Responsabilidade Social, Ambiental e Governança Corporativa). "As empresas estão repensando este novo mundo conectado, um mundo da Economia do Intangível. Vamos ter empresas de automóveis parando de vender carros para oferecer experiência, conexão urbana e intergalática, fazendas urbanas e verticais que produzem carne sem matar animais", finalizou ele dentre as dezenas de exemplos apresentados durante a palestra.

O palestrante ainda revela que quem não abraça a inovação se torna ultrapassado. "A gente não precisa ser o primeiro a inovar, mas precisamos ter o senso de urgência. A nova era da economia passa pela inteligência artificial e tecnologias, como o 5G, que vai mudar tudo: agricultura, mineração, as cidades inteligentes, de modo que a forma de trabalhar seja feita da maneira que a mente humana seja explorada da melhor forma, sem fronteiras entre as pessoas".
 
De acordo com Gil Giardelli, competências comportamentais como resiliência, curiosidade e capacidade de resolver problemas complexos são características importantes na Sociedade 5.0.
De acordo com Gil Giardelli, competências comportamentais como resiliência, curiosidade e capacidade de resolver problemas complexos são características importantes na Sociedade 5.0.
Giardelli associa a economia sustentável à educação, e trouxe exemplos positivos de países que investiram nas crianças para o futuro da nação. Ele explica que existem conhecimentos desiguais em cada criança. "Chegou a hora de colocar essa tecnologia para prosperar na nação, mas o caminho mais sustentável é investir na educação. Precisamos ter impactos sérios na nossa educação. O mundo está cada vez mais complexo".

Autoridades presentes no evento

O Agenda São Carlos ainda recebeu o Prefeito de São Carlos, Airton Garcia, que salientou a importância do tema ser debatido em São Carlos (SP). "Se existe um lugar ideal para a discussão ser realizada, este lugar é aqui (São Carlos). Um tema que debatemos no nosso município, principalmente na UFSCAR, uma das principais universidades do país".

Professor Tundisi, Secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, afirmou que o Agenda São Carlos é uma oportunidade para discutir temas de tanta importância. "Para dar um exemplo, vamos inaugurar em dezembro o 1° Centro Nacional de Reabilitação de atingidos pelo COVID, mostrando que é possível, sim, unir inteligência, tecnologia e poder público para fazer avanços necessários para o avanço da sociedade".

Diretor de Relações Institucionais do Grupo EP, Paulo Brasileiro, explica que o momento para o debate sobre o tema, é perfeito. "Eu acho que é fundamental neste momento de retomada trazermos um tema de inovação que possa contribuir para o setor produtivo da nossa cidade e região, mas acima de tudo, que possa contribuir para a comunidade", finaliza.

Representando o Vice Governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, e o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, Mauro Miranda, Superintendente do Desenvolve SP, explicou que o momento de retomada é agora. "Tivemos muitas empresas degradadas com a pandemia, sobretudo o setor de turismo e eventos. Nesse período adotamos uma operação com estes setores, criamos linhas específicas para que neste momento de retomada estes setores sejam assistidos".

O Agenda é um ciclo de palestras e debates já tradicional no calendário de eventos do Estado de São Paulo. É uma realização da OA Eventos, empresa do Grupo EP. O patrocínio oficial é da DESENVOLVE SP. O evento conta com apoio institucional da EPTV e apoio de mídia do G1 e do portal acidade on.