Trabalho

"Temos que qualificar as pessoas", adverte secretário de emprego

Walcinyr Bragatto diz que a cidade precisa diminuir a defasagem de pessoas com pouca formação em São Carlos


13/11/2019 08:29:00




Secretário Walcinyr Bragatto participa do Agenda São Carlos (Foto: ACidade ON São Carlos)

 
O secretário municipal de trabalho emprego e renda de São Carlos, Walcinyr Bragatto afirmou que um dos fatores que impulsionam a economia é o investimento no preparo profissional. O secretário participou da 3³ Edição do Agenda São Carlos,  na manhã desta terça-feira (3) no Teatro do SESC.

"Para São Carlos é importantíssimo esse evento, porque são iniciativas dessa ordem que geram o desenvolvimento da cidade. Temos que ter uma abertura muito grande com as instituições da cidade, especialmente, trazendo pessoas de fora que vivem o mundo globalizado, que vivem essas novas propostas de economia, de avanços", disse Bragatto. 

O objetivo do Agenda 2018 é discutir os rumos econômicos para o cenário atual do país. Para o secretário, são carlos possui alguns diferenciais. "Nós temos algumas características próprias. Temos trabalhado muito setorialmente com cada setor produtivo. Tem setores que passam por dificuldades imensas, a industria de transformação passa por um momento complicado, outros setores estão desenvolvendo com mais facilidade; é o caso da prestação de serviço, nós estamos crescendo muito na prestação de serviço. Entretanto, nós precisamos trazer toda uma população que tem uma defasagem muita grande na formação e na educação. Temos que qualificar as pessoas, temos um desafio muito grande em preparar as pessoas para esse novo mundo, mais ágil, tecnológico" enfatiza o secretário. 

Nos próximos meses, São Carlos deverá investir também no turismo tecnológico.  "Trouxemos para a secretaria do trabalho o departamento de turismo. Estamos terminando o plano direto de turismo onde ciência e tecnologia é um dos eixos importantes. Estamos trabalhando com a economia criativa, a economia solidário. Hoje existe uma tendência muito grande para o empreendedorismo", realtou.