ECONOMIA

São Carlos (SP): polo de tecnologia e inovação

6ª edição do Agenda São Carlos aborda o tema "Transformações pós-pandemia e protagonismo humano"


25/03/2022 14:26:00




SÃO CARLOS
SÃO CARLOS
A cidade de São Carlos (SP) está localizada no centro geográfico do estado de São Paulo, a 231 quilômetros da capital paulista. Com 165 anos de história, a cidade possui uma população média de 256.915 pessoas distribuídas ao longo de uma área territorial de 1.136,907 quilômetros quadrados, segundo estimativa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São Carlos é reconhecida por sua excelência nas áreas de inovação, tecnologia e pesquisa científica. 

Em meio a tranquilidade da vegetação do cerrado e de fragmentos preservados da Mata Atlântica incluindo as araucárias, símbolo da cidade São Carlos não para. A Capital da Tecnologia, como a cidade é conhecida, é um dos centros paulistas que mais investe em inovação e em oportunidades para empresas e para pesquisa científica. Exemplo disso é a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), que mantém dois pontos de atividades na cidade: o Centro de Pesquisa de Pecuária do Sudeste e o Centro Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento de Instrumentação Agropecuária, a fim de elaborar tecnologia para as áreas de melhoramento genético bovino e de desenvolvimento de equipamentos agropecuários.
 
O setor agropecuário também é forte na cidade. Sua produção é focada nas áreas sucroalcooleira, de citricultura, de laticínios, de avicultura de corte e carne bovina, e de silvicultura. Com um PIB per capta de R$ 46.832,89, de acordo com um levantamento realizado pelo IBGE em 2019, São Carlos possui uma das melhores economias da região.
 
SÃO CARLOS
SÃO CARLOS
A atividade industrial na cidade abrange empresas de pequeno, médio e grande portes, dos setores têxteis, de embalagens, de máquinas, de tintas, de lavadoras, de equipamentos ópticos e de muitos outros. Pode-se citar entre os grandes nomes presentes na indústria são-carlense as empresas Volkswagen (motores), Tecumseh (compressores), Faber Castell (lápis) e Electrolux (geladeiras e fogões). Por ser um centro industrial marcado pela quantidade de empresas importantes e excelentes profissionais, São Carlos recebeu o apelido de "Vale do Silício brasileiro". 

Investindo em pesquisa científica, São Carlos possui uma concentração de universidades e centros de estudo, contando com um pesquisador doutor (PhD) para cada 180 habitantes, segundo dados da Prefeitura Municipal da cidade. A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) foi a primeira instituição federal de Ensino Superior instalada no interior do Estado de São Paulo. Também marca presença na cidade a Escola de Engenharia de São Carlos, a EESC da USP, O Centro Universitário Central Paulista (Unicep) e um campo do Instituto Federal de São Paulo (IFSP).   
 
SÃO CARLOS
SÃO CARLOS

A cidade de São Carlos será palco da 6ª edição do Agenda São Carlos, que acontece no dia 06 de abril, às 10h30, e que abordará o tema "Transformações pós-pandemia e protagonismo humano", a partir de uma perspectiva futurista, inovadora, inspiradora e não convencional. O evento contará com palestra de Gui Rangel e será transmitido, com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), de forma on-line e gratuita pelo site agendasaocarlos.com.  

O Agenda é um ciclo de palestras e debates tradicional no calendário de eventos do Estado de São Paulo. É uma realização da OA Eventos, empresa do Grupo EP, afiliada à Rede Globo. O patrocínio oficial é do DESENVOLVE SP e do Governo do Estado de São Paulo.  
O evento conta com apoio institucional da EPTV e apoio de mídia do g1 e do portal acidade on.