O que uma empresa precisa para prever o futuro? Dados disponíveis na atualidade, novos modelos de empreendedorismo e as mudanças que devem atingir a sociedade e a economia nos próximos anos são assuntos que serão abordados por Gil Giardelli, professor de MBA e estudioso, convidado para conduzir a palestra "Futuro inteligente além da inovação", no dia 23 de novembro, na 5ª edição do Agenda São Carlos (SP). O evento será transmitido gratuitamente pelo site agendasaocarlos.com a partir das 10h30, com tradução simultânea para Libras.
O convidado Gil Giardelli possui 22 anos de carreira, é professor de MBA, estudioso de inovação e Economia Digital, escritor e difusor de atividades e conceitos ligados à sociedade em rede, inovação radical, colaboração humana, economia criativa, digital e estudos do futuro.
De acordo com o estudioso de inovação e Economia Digital, o futuro inteligente além da inovação representa o fim da Quarta Revolução Industrial e da Era da Informação, e marca a entrada na Sociedade 5.0 e na Era do Conhecimento Global. Para Gil Giardelli, o que falta ao Brasil para se tornar uma sociedade 5.0 é voltar a investir na educação.
"Infelizmente a maioria dos graduandos são analfabetos funcionais em português, matemática ou em ambos. Vivemos em uma sociedade do conhecimento, antes a economia dependia de máquina, agora a economia depende de cérebros. Então precisamos de pessoas que se interessem por conhecimento, pesquisa, mestres, doutores e PHDs". Segundo Giardelli, a grande vantagem que o Brasil tem para se aproximar de um futuro inteligente é o conceito de economia verde, baseada nas energias renováveis e solares que o país possui.
Membro de grupos internacionais de estudos de tendências, Gil Giardelli destaca o que as empresas precisam para entender o futuro. "Hoje, grandes empresas possuem cadeiras de estudos do futuro. A minha recomendação é que as empresas criem cadeiras de estudos do futuro para pensar sobre o assunto". Para o professor de MBA, independentemente do tamanho da empresa, formar reuniões quinzenais para conversar sobre inovações e tendências é um jeito de aplicar as tendências aos negócios. "Temos que fazer a gestão do presente, mas precisamos separar um tempo e fazer uma gestão da mudança, inovação e do futuro. Isto é um esforço que vai trazer sustentabilidade de vida para as empresas", afirmou.
Para começar a pensar o futuro e inovar, participe da 5ª edição do Agenda São Carlos, dia 23 de novembro de 2021, às 10h30. Acesso pelo site agendasaocarlos.com
O Agenda é um ciclo de palestras e debates já tradicional no calendário de eventos do estado de São Paulo. É uma realização da O.A. Eventos, empresa do Grupo EP, com patrocínio oficial do Desenvolve SP.
O evento conta, ainda, com apoio institucional da EPTV e apoio de mídia dos portais de notícias g1 e ACidade ON e da rádio CBN São Carlos.
Em 2021, o encontro acontece em cinco municípios do interior: Campinas, Araraquara, Ribeirão Preto, Piracicaba e São Carlos. Os temas envolvem assuntos como saúde, desenvolvimento econômico e inovação.