Economia

Especialista afirma que cidadão terá mais gastos no futuro

Mara Luquet adverte para a importância de cuidar das próprias finanças, sem depender de poder público ou patrão


13/11/2019 08:30:00




Mara Luquet adverte para a necessidade de economizar e organizar as próprias finanças

 
A jornalista Mara Luquet  comentou, durante o Agenda São Carlos 2018, a questão da insegurança econômica que muitos sentem por conta das oscilações provocadas pela crise brasileira. Porém também fez comentários otimistas e advertiu para a importância de cuidar ainda mais das próprias finanças.

Mara é especialista na área de finanças e economia. Ela garante que o brasileiro ainda não se firmou no pós-crise. "O país inteiro, e a gente coloca os municípios nisso, nós todos estamos vivendo uma expectativa da retomada da economia, uma retomada forte. A gente achou que ela viria maior, mais forte; aí não veio e agora está tendo mais reduções na expectativa. Então a crise não é tão forte quanto imaginávamos e não é nem aquilo que imaginávamos", disse Luquet.

A palestrante da edição 2018 do Agenda São Carlos ressaltou a questão política, mas fez comentários tranquilizantes, de certa forma. "Os municípios, os estados, todo mundo vive da arrecadação, dos repasses, então o País precisa disso, não tem como ignorar e deixar de lado. Aliás, os grandes temas são temas nacionais e que afetam todos nós, que são a questão do ajuste das contas públicas,  importantíssimo para todo mundo, para fazer os investimentos regionais inclusive; a questão da segurança também; vário outros. São pontos que estarão na pauta de prioridades do próximo presidente, dele ou dela, porque são os grande problemas que o Brasil vive hoje. Independentemente de quem for eleito ou eleita, certamente não vai tomar medidas irresponsáveis" garantiu.
 
Poupe seu dinheiro
  
Também uma grande especialista na área de finanças pessoais, Mara Luquet advertiu para a necessidade de poupar dinheiro. Para ele, a tendência é a de que a população fique cada dia mais desamparada tanto do poder público quanto da iniciativa provada. 

"Passou da hora de cuidar da própria vida financeira. Na verdade, cada vez mais o arcabouço é de que nós seremos responsáveis pela nossa aposentadoria, plano de saúde. Todo o custo de como viver está ficando cada vez mais nas nossas mãos. Então, olhar para a sua gestão, suas finanças, será imperativo, porque todas essas mudanças trabalhistas que estão acontecendo fazem com que cada vez mais o individuo não tenha a proteção do estado e nem a proteção do patrão", adiverte a palestrante.   


Mara Luquet é especialista em finanças (Foto: Divulgação)

 
Mara Luquet
 
Mara Luquet é jornalista e um dos maiores nomes brasileiros na área de finanças pessoais e bolsa de valores. É sócia da Editora Letras & Lucros, que publica a revista Legado, especializada na edição de livros de finanças pessoais.

Trabalhou como editora de Investimentos e Carreira no jornal Valor Econômico, no caderno Folha Invest, da Folha de São Paulo e na revista Veja. Foi repórter da Gazeta Mercantil e da revista Exame. Também escreveu três guias Valor Econômico: de Finanças Pessoais; de Mercado de Ações; e de Planejamento da Aposentadoria, todos publicados pela Editora Globo.

Autora dos livros "O Assunto é dinheiro", em parceria com o jornalista Carlos Alberto Sardenberg e "Aposentada ficava sua avó", em parceria com a jornalista Andrea Assef, "Tristezas não pagam dívidas", entre outros. Atualmente é colunista de finanças pessoais na TV Globo, GloboNews e rádio CBN. É autora de diversos livros na área de finanças pessoais.